TIC – GESTÃO – EDUCAÇÃO

Início » Datas Especiais » Reflexões de Final de Ano

Reflexões de Final de Ano

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Anúncios

E mais um final de ano chegou, com isso, chegou também o momento das reflexões, das confraternizações, desejos e votos de boas festas e um feliz ano novo…

Particularmente, acho tão vago ficar somente desejando feliz ano novo, chega a ser um clichê: “Feliz ano novo”, “que todos os seus desejos se realizem”, “muita saúde, paz”, enfim, tudo aquilo que sempre falamos, na grande maioria das vezes, de forma tão automática, tão mecânica, que não nos damos conta do que realmente falamos.

Entendo o Natal como um período de renascimento, de reflexões e penso que para que “todos os nossos desejos se realizem”, precisamos muito mais do que votos, precisamos de atitudes. Posso até te desejar um “Feliz Natal”, um “Feliz Ano Novo” e, acredite, vai ser sincero, desejo mesmo que você tenha, mas ter ou não, não depende de mim e sim, somente de você mesmo. O que você fez o ano inteiro? O que você mudou em sua vida? Não precisa explicar, justificar, apenas reflita, isente-se da culpa e também das desculpas, apenas reflita.

É duro, eu sei, mas na grande maioria das vezes chegamos a conclusão que apenas vivemos mais um ano, vivendo por viver, vivendo por apenas estarmos respirando, fazendo as mesmas coisas, repetindo as mesmas atitudes, falando as mesmas coisas, mas esperando algo diferente. Diante disso, penso que não vivemos, fomos expectadores da nossa própria vida, ficamos parados vendo mais um ano passar e sabe o que é pior? Nessa novela da vida não existe “Vale a Pena Ver de Novo”, é sessão única e fim.

Perdemos tanto do nosso tempo com coisas banais, damos muita importância a pessoas estúpidas que sequer deveriam fazer parte dos nossos pensamentos, sentimos raiva, passamos boa parte do tempo discutindo problemas ao invés de soluções, procuramos culpados ao invés de estendermos as mãos, jogamos para cima do outro nossas frustrações e medos, criamos barreiras para que os outros não nos vejam como somos: frágeis, imperfeitos, e para disfarçar isso, vem a arrogância, o autoritarismo, entre tantos outros sentimentos e atitudes negativas.

Temos uma facilidade fantástica para expressarmos os sentimentos negativos, mas muita dificuldade para externarmos sentimentos bons, amor, amizade. Faça um teste simples: quantas vezes você xingou alguém e quantas vezes você elogiou alguém? Quantas vezes você falou que não gostava de alguém, mas quantas vezes você falou que gostava?

Sempre encontramos pelo caminho pessoas boas a ruins, mas nos focamos tanto nas ruins que deixamos as boas passarem. Há algum tempo eu ficaria escrevendo folhas e folhas sobre o assunto, mas essa é das coisas boas que a idade possibilita, você começa a perceber que não tem que mudar ninguém e que tudo aquilo que falamos para os outros, na verdade é para você mesmo, você passa a se preocupar menos com o que os outros vão achar e mais com o que você está fazendo, se isso está te fazendo bem ou não.

O primeiro passo para toda grande mudança é reconhecer que existe algo que precisa ser mudado, portanto, nesse momento estou mudando meu status para “em manutenção”, pois tenho muito a ser reorganizado e modificado.

Eu poderia até te desejar um “Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo”, mas acho que não adiantaria nada depois do que escrevi, então, te desejo “Boas Atitudes” e faça você mesmo a mudança que você tanto aguarda em sua vida. Vou tentar fazer isso na minha também!

Jota Quest – Dias Melhores

 

 

 

Anúncios

3 Comentários

  1. Eduardo disse:

    Valeu pela reflexão! isso me serviu e muito.

    Curtir

  2. Fabio Y. Murosaki disse:

    Feliz ”Boas Atitudes”.

    Curtir

  3. Ricardo disse:

    “Boas Atitudes” para vc tbm, que seja um ano de libertação e harmonização dos seus pensamentos. Excelente texto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: