TIC – GESTÃO – EDUCAÇÃO

Início » Arquitetura de Software » Arquitetura de Software – ASWA4

Arquitetura de Software – ASWA4

Arquivos

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

asw3

A disciplina apresenta conceitos, evolução e importância da arquitetura de software. O componente curricular trabalha com análise e projeto no processo de desenvolvimento, padrões de arquitetura, padrões de distribuição, camadas no desenvolvimento de software, tipos de arquitetura de software, mapeamento de modelos, integração do sistema e estratégias de manutenção de software.

Importante: Todas as aulas aqui disponibilizadas também estão no ambiente Moodle, por onde você também terá atividades para entregar, portanto, é imprescindível que você também se cadastre por lá.

Para se cadastrar, clique aqui e use a senha: ASWA4

atencao

Datas Importantes da Disciplina

06/10/2016 – Primeira Atividade Avaliativa

01 e 02/12/2016 – Apresentação Projeto Interdisciplinar

08/12/2016 – Avaliação 

 

materialdidatico

Materiais Didáticas da Disciplina

PEA – Arquitetura de Software

Aula 01 – Conceitos Iniciais ASW

Aula 02 – Projetos de Arquitetura

Aula 03 – Atividades práticas / definições sobre o projeto final

Aula 04 – Projeto e Implementação

Aula 05 – Projeto e Implementação – Continuação

Aula 06 – Atividades práticas / Projetos

Aula 07 – Modelo de Classes de Projeto

Aula 08 – Modelo de Classes de Projeto – Continuação

Aula 09 – Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas – ASW (Etapas a serem entregues nessa fase)

Aula 10 – Desenvolvimento de Software em Camadas

Desenvolvimento em Camadas – Artigo Microsoft

Trabalhando com Desenvolvimento em Camadas Utilizando C# – Artigo DevMedia

Aula 11 – Componentes de Software

Aula 12 – Atividades práticas / Projetos

Aula 13 – Integração e Implantação de Sistemas de Software

Aula 14 – Mapeamento Objeto-Relacional e Camada de Persistência

Aula 15 – Atividades práticas / Projetos

Aula 16 – Manutenção e Gerência de Configuração

Aula 17 – Atividades práticas / Projetos

Aula 18 – Avaliação Final

Aula 19 – Apresentação dos Projetos em Grupo

Aula 20 – Revisão Conteúdo – Devolutiva das Avaliações

 

img-cerebroProjeto Interdisciplinar

Conteúdos programáticos abordados:

  • Aspectos Gerais da Arquitetura de Software, Tipos de Arquitetura de Software, Visões na Arquitetura, Modelo de Classes de Projeto, Padrões de Projeto, Desenvolvimento de Software em Camadas, Componentes de Software, Integração e Implantação do Sistema de Software, Mapeamento Objeto-Relacional, Camada de Persistência, Manutenção e Gerência de Configuração.

Critérios para avaliação do trabalho:

  • A realização dessa atividade tem peso de 40% do total da nota semestral.
  • Serão considerados como critérios para a atribuição dessa nota, as seguintes habilidades: capacidade de modelar e projetar as classes do projeto, capacidade de definir e projetar padrões de projetos e a capacidade de modelar o software em camadas.

O que tenho que entregar?

  • Levantamento de requisitos;
  • Diagrama de classes;
  • Definições sobre a arquitetura utilizada no projeto;
  • Componentes de software que estejam sendo utilizados;
  • Padrões de projetos adotados;

 

 

leituracomplementar

Leitura Complementar

Materiais sobre Padrões de Projetos

Conhecendo Design Patterns e o padrão Strategy

Introdução a Design Patterns

33 Design-patterns com Java

Design Patterns (Padrões de Projeto)

Padrões Design de com aplicações em Java

 

linkimportante

 


Deixe um comentário